top of page

5 Dicas de como aproveitar espaços pequenos, com base nos nossos projetos

Espaços pequenos podem ser subestimados, e mal aproveitados quando não são projetados e planejados por um profissional, por isso, separamos algumas dicas para vocês.


1. Estudo do espaço

Primeiramente deve-se estudar o espaço, as limitações físicas dele e as necessidades que precisam ser encaixadas ali. Por exemplo: se temos uma coluna salientando a parede, temos uma limitação física, que pode interferir significativamente na profundidade dos móveis.

As necessidades devem ser analisadas por ordem de prioridade, como no exemplo abaixo, do Apê 206:

Em um quarto apertado, de empregada, foi preciso encaixar 4 funcionalidades diferentes: escritório, ateliê de costura, armário de apoio para a área de serviço e despensa. Perceba a ordem dos fatores, seguindo a ordem de prioridades de necessidades, é com base nela que o espaço deve ser planejado.


2. Móveis multifuncionais


Espaços pequenos muitas vezes podem não ter setorização de ambientes (uma mesa apenas para alimentação, por exemplo), para que seja possível acoplar o maior número de necessidades ao móvel. O mesmo móvel pode ter duas ou mais funções, como é o caso da mesa de cabeceira abaixo, do Studio Drika, que também pode ser utilizada como o segundo home office do apartamento e como penteadeira.

3. Cada centímetro importa


É importante ter em mente que em espaços pequenos é necessário planejar milimetricamente a marcenaria, para que não haja perda de circulação ou mal aproveitamento do espaço.

No Apê Rê a cozinha precisou ser extremamente estratégica, para que todos os eletros necessários coubessem com suas devidas folgas necessárias para respiro, além de espaço para taças (cristaleira), garrafas, cantinho do café e mesa de alimentação integrando a sala.


4. Priorize espaços de armazenamento


Um problema extremamente comum em kits é a falta de espaço para armazenamento, mas existem diversas soluções, principalmente na marcenaria, que podem ser um recurso para tais problemas, como: cama baús, sofás baús e até mesmo bancos baús projetados na própria marcenaria, como no projeto do Apê 302, em que além de utilizar o banco como assento na varanda, foi utilizado em partes para a caixa de areia do gatinho e a outra metade para guardar itens como areia, ração e afins (existindo uma divisória interna).


5. A iluminação pode ampliar o espaço


Sabemos que a iluminação natural traz inúmeros benefícios, o que nem todos sabem, é que a iluminação artificial pode trazer a impressão de amplitude, organização e podem causar efeitos positivos no corpo, trazendo experiências positivas, como é o caso da sala da Casa Andreoli, onde a iluminação foi projetada para trazer amplitude ao espaço.


Em todos os casos o mais importante é encaixar as reais necessidades do frequentadores do ambiente, aliados a funcionalidade e estética.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page