top of page
  • Foto do escritorThaís Araújo

Criando ambientes planejados para pets

No planejamento dos móveis são necessários alguns cuidados, como a escolha do material e do tamanho, assim como, a limitação dos espaços apropriados para descanso, brincadeiras, alimentação e necessidades fisiológicas.


Espaços

A delimitação do espaço de descanso é interessante para que o seu bichinho não viva deitado na sua cama/sofá/poltronas, além de esteticamente ser mais harmonioso. Os materiais precisam ser confortáveis, resistentes e com alta durabilidade. Indicamos tecidos apropriados para pets, que são resistentes inclusive a arranhões de gatos, como o tecido super nobuck que não rasga com facilidade.


Brincadeiras

Talvez sejam a parte mais importante na criação de um projeto para pets. É sempre importante lembrar que animais, assim como os seres humanos, precisam do seu espaço de lazer, pois caso contrário, podem ter depressão e irritabilidade, além de outras doenças. Por isso preocupe-se com as individualidades do seu projeto, se é casa ou apartamento, se o seu bichinho é um cachorro ou gato (ou ambos) e escolha os móveis de acordo com suas necessidades.

No caso de apartamentos, como são espaços mais apertados e limitados, é interessante que existam diversos ambientes para que seu bichinho possa brincar ou apenas um ambiente da casa delimitado para ele, com diversos móveis espalhados em prol disso, veja nosso projeto criado para gatinhos brincarem. Confira: Quarto L. com Pets.


Gatos adoram arranhar, então lembre-se de colocar corda de sisal pela casa (sim, em vários ambientes da casa). É possível colocar no canto do sofá, da cama, enrolado nos pés da cadeira ou utilizar arranhadores. Isso evitará que seu bichano fique estressado ou entediado e arranhe seus móveis. Tenha móveis aéreos para que seu gatinho possa subir (prateleiras ou móveis próprios para gatos, por medida ou prontos).

Já os cachorros, precisam de espaço para caminharem/ correrem, dependendo do porte. Então caso o seu espaço seja pequeno, lembre-se de sair para passear com ele regularmente. Cães também adoram mordem e interagir com o seu dono, logo, tenha mordedores e brinquedos a disposição.


Alimentação

O local para a alimentação não precisa ser muito grande, devendo conter apenas espaço suficiente para que seu pet possa se alimentar confortavelmente (analisar o porte). É interessante que você opte por alimentadores automáticos, caso não tenha tempo de colocar ração regularmente. Também existem bebedouros automáticos, que evitam água parada e agradam os bichinhos, pois eles adoram beber água em movimento, além de evitar possíveis insetos.


Necessidades Fisiológicas

Os gatos e cães precisam de locais diferentes para fazer suas necessidades fisiológicas, sendo assim, vamos abordar cada uma delas.

No caso dos cães é mais fácil, sendo necessário (desde que você queira que ele faça apenas em um local e o ensine a isso) um local arejado e um forro de papel, podendo ser inclusive jornais velhos, para que a urina não manche seu piso. Lembrando que a escolha do piso certo, irá evitar que você tenha aborrecimentos na limpeza do xixi. Da uma olhadinha na matéria postada com os materiais corretos para os pisos: Projetando espaços para cães e gatos.

Já os gatinhos, precisam de caixas de areia, que podem facilmente serem encaixadas no design dos móveis (atente-se para a altura, pois eles defecam sentados em cima da caixa), disfarçando a estética desagradável que essas caixas têm. Normalmente são necessárias duas caixas: uma para o cocô e outra para o xixi, mas isso vai de animal para animal. Também existem as caixas elétricas/automáticas, que fazem a limpeza sozinhas automaticamente. Se possível posicione as caixas sempre em locais arejados, para evitar os maus odores que elas têm.

Se ainda restou alguma dúvida, dá uma olhadinha nos nossos outros artigos, os links estão no início desta matéria. Fique de olho nas nossas redes sociais, traremos conteúdos semanais para você se inspirar.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page