top of page
  • Foto do escritorJaqueline Alves

Tipos de Luminárias para sua Decoração


Temos diversos tipos de luminárias, e é importante conhecer cada uma delas para fazer a escolha certa. Um modelo de luminária pode trazer uma iluminação mais difusa ou indireta, pode direcionar e posicionar o facho de luz, então vamos falar um pouco sobre cada tipo de luminárias que podemos encontrar.


Luminária de Teto


As luminárias de teto podem ser embutidas no gesso ou apenas sobrepostas ao teto, e temos diversos tipos de luminárias, que são instaladas no teto e podem gerar diferentes efeitos, como os plafons, que geralmente são utilizados como uma iluminação central do ambiente. Temos os pendentes, e os lustres, que são utilizados com uma finalidade mais decorativa, acima da mesa de jantar por exemplo. E temos também os spots, que podem ser em trilhos eletrificados, ou únicos, embutidos no teto. Veja um exemplo de luminária de teto:


O spot de embutir, é um modelo de spot que fica embutido no teto, muito utilizado nos projetos de iluminação, sendo aplicado no gesso, como luzes auxiliares, podendo ser utilizado em todos os cômodos, garantindo melhor visibilidade em banheiros e closets, e utilizado também para incrementar a iluminação dos demais ambientes, como sala de estar e quartos. Temos diversos modelos de spots de embutir hoje no mercado, sendo únicos duplos, como o modelo acima, triplos e quádruplos, que também são recuados.

Possui uma iluminação direta e tem seu feixe de luz fechado, é muito utilizado acima de prateleiras, embutidos na marcenaria e acima dos quadros, pois valoriza e dá destaque aos objetos. Também são utilizados em espaços de roupeiros e acima dos espelhos dos banheiros, de forma a auxiliar a iluminação focal nessa áreas.


Luminária de Parede


São chamadas de arandelas, luminárias decorativas, que são fixadas na parede, super elegantes e deixam o ambiente muito mais charmoso. Elas possuem uma iluminação indireta e podem criar belos efeitos, trazendo aconchego e sofisticação ao ambiente. Os modelos de arandelas são diversos, e essa variedade também se dá no tipo de iluminação gerada. Temos modelos com duplos feixes de luz, que projetam uma iluminação circular ou vertical, e a forma que podem ser aplicadas torna o espaço muito mais agradável.



As arandelas são artifícios para uma iluminação mais leve, como uma luz de fundo. Também podem ser utilizadas para proporcionar destaque a decorações. Essas luminárias têm pouca intensidade de luz e geralmente possuem uma iluminação indireta, utilizando da própria parede para refletir a luz. Não devem ser utilizadas como única iluminação do espaço, pois não serão o suficiente.


Luminária de Piso


Os balizadores são luminárias de piso muito utilizados em jardins e áreas externas, para dar destaque e valorizar vegetações, canteiros e caminhos de pedra. Também podem ser utilizados em bordas de piscina, halls de entrada ou corredores. São bastante funcionais, quando aplicados em escadas; instalar balizadores nos degraus é essencial para a segurança, iluminando a escada e direcionando melhor o caminho.



Pode ser iluminando do chão (de baixo pra cima), ou das paredes (de cima para baixo). Possui uma iluminação direcionada e são bastante funcionais, como foco principal na iluminação, mas também utilizados com fins decorativos.


Luminárias avulsas


Além das luminárias citadas anteriormente, temos também os itens avulsos que podem ser luminárias de mesa, de chão e abajur, e podem ser utilizadas de forma decorativa ou para auxiliar em alguma tarefa a ser executada. Vamos ver um exemplo:



As luminárias avulsas dão um toque intimista na decoração. Podem ser discretas, coloridas ou mais elegantes trazendo muita funcionalidade e podem ser utilizadas para estudar, em escrivaninhas, ou para mesa de trabalho, colocadas na mesa da cabeceira ao lado da cama e até mesmo para um cantinho de leitura.


As luminárias de mesa são utilizadas com uma iluminação mais direcionada e de tarefa, ideais para tarefas de muita precisão e concentração. Podem ser articuladas, auxiliando mais ainda o seu foco de iluminação.


Você já conhecia todos esses tipos de luminárias? Conta pra gente nos comentários.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page